Horta Orgânica

As hortas orgânicas estão se popularizando tanto em lares quantos em produção comercial. Possuem um bom retorno financeiro e fazem um grande bem ao meio ambiente. Na permacultura se adotam técnicas orgânicas, inclusive a horta orgânica que adotam algumas técnicas especiais.
+ Como Cultivar | Pimenta
O produto orgânico não é apenas um produto cultivado sem o uso de adubos químicos e agrotóxicos. É um produto limpo, saudável, que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza e todo o manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.
  • A horta

A agricultura orgânica promove a fertilidade do solo, a conservação dos recursos naturais e o aumento da biodiversidade. O solo é a base da produção agrícola orgânica. Vários resíduos são reintegrados ao solo: folhas, sobras de verduras e palhas são devolvidos aos canteiros, em forma de composto, para que sejam transformados em nutrientes para as plantas.
+ Pequena Horta Para Apartamento
Essa fertilização ativa a vida presente: os microrganismos além de transformar a matéria orgânica em alimento para as plantas, tornarão a terra porosa, solta, permeável a água e ao ar.
A compostagem é utilizada como forma de devolver ao solo os nutrientes retirados pelos vegetais cultivados: O grande valor da horticultura orgânica é promover permanentemente o melhoramento do solo. Ao invés de mero suporte para a planta, o solo será sua fonte de nutrição.
  • Alguns aspectos que podem ser observados:

As hortaliças são preparadas para o empacotamento. As folhas externas são retiradas e reaproveitadas para consumo na cozinha ou direcionadas para a compostagem.
+ Jardim Vertical Com Vanessa Baron
Esses resíduos vegetais são misturados ao esterco animal, ou em outro dejeto e organizados em pilhas para a compostagem. Nesse processo, todo o material empilhado será transformado, pela ação de microrganismos, em material orgânico utilizável na agricultura. Ao final de aproximadamente 3 meses, com muita vida microscópica agindo, os resíduos grosseiros se transformarão em adubo rentável, sem cheiro, de textura e cor homogêneas.  
  • Diversidade em mesmo espaço

A rotação de culturas é utilizada como forma de preservar a fertilidade do solo e o equilíbrio dos nutrientes. Contribui também para o controle de pragas, pois o cultivo destas culturas nas mesmas áreas poderia resultar no aparecimento de doenças e infestações, como acontece em muitas culturas.

As monoculturas são evitadas. A diversidade é fator que traz estabilidade ao agrossistema, pois implica no aumento de espécies e na interação entre os diversos organismos. Inclusive muitas espécies podem ser associadas entre si, pois se favorecem mutuamente, como uma linha de alface e outra de rúcula, por exemplo. Espécies que produzem muita sombra podem ser associadas àquelas que gostam de sombra. Assim como folhagens ralas podem ser plantadas junto àquelas mais volumosas.
  • Horta orgânica em permacultura

A cobertura morta é outra técnica utilizada no cultivo orgânico, onde não é necessário fazer compostagem. Nesse caso, os resíduos vegetais, como capim picado, cascas de arroz e café são utilizados na superfície do solo. Essa cobertura altera positivamente as condições físicas e biológicas do solo pois mantem a temperatura estável, dificulta a germinação da vegetação rasteira que compete com a cultura que está sendo cultivada, e ainda favorece a reprodução da microvida no solo estimulando o desenvolvimento das raízes das plantas.
+ 6 Dicas Para Atrair Pássaros ao Seu Jardim
Essas técnicas contribuem para um solo saudável, uma produção sadia e previnem o aparecimento de infestações. A conservação de faixas de vegetação nativa entre os canteiros auxilia no controle de pragas, ainda serve de refúgio para diversos insetos benéficos que se alimentam de fungos ou organismos que, sem seus inimigos naturais, poderiam aniquilar a plantação. A fauna silvestre é preservada e a diversidade é essencial para o equilíbrio de várias espécies.

A anseio por ter uma horta orgânica pode ser visto como um desafio, mas se torna cada vez mais necessário para tornarmos o viver com o meio ambiente renovável e "infinito".

©Viveiro Renascer 2017; Todos Direitos Reservados

Comentários

0/0 Comentários/Comentários