Meio Ambiente | Futuro Incerto

Mas o que é o Meio Ambiente? Será que estamos cuidado como devíamos do Meio Ambiente? Essas e outras muitas perguntas afligem a sociedade atual quase que diariamente, e por mais que a maioria das pessoas pensem o Meio Ambiente não é um ecossistema separado ao que nós seres humanos vivemos.

O Meio Ambiente também não é a natureza intocada pelo homem, o Meio Ambiente é tudo aquilo onde o homem vive, o que ele já modificou, o que ele já destruiu. Em suma, o Meio Ambiente é todo o espaço onde o homem interage, seja com sua cultura, os as modificações feitas.

Não se pode esquecer, o ser humano é parte integrante do Meio Ambiente, sendo mais uma espécie de animal que faz parte dos conjuntos de animais que habitam o Planeta Terra.
  • A ação do ser humano no Meio Ambiente

É comum vermos quase que diariamente, imagens de queimadas, desmatamento e outras agressões feitas diretamente à natureza, sem pensar no dia de amanhã. A desculpa mais comum, que escutamos sempre é que o futuro está muito longe e ainda demorará a chegar, e a pior de todas: Eu não estarei vivo no futuro, então tenho que fazer o usufruto agora.
  • Um futuro não muito distante: agora

Por mais que se repita que o futuro está distante, devemos ter a consciência que o futuro é agora, ele começa neste exato minuto. Por mais piegas que esta frase soe, é muito importante repetir: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.”

Os ambientalistas afirmam que a mudança de pensamento deve começar imediatamente, e que cada pessoa deve ficar responsável de convencer outras duas de que deve-se preservar a natureza urgentemente.
  • A Sustentabilidade

Esta palavra lhe parece conhecida? Esta é sem dúvida a palavra do momento, todo mundo já ouviu falar, e tem por obrigação saber do que se trata, mas se você ainda não sabe aqui vai um pequeno resumo: Sustentabilidade é o desenvolvimento presente garantindo o futuro das próximas gerações.

Ou seja, a sustentabilidade está diretamente ligada ao Meio Ambiente, e as pessoas devem se conscientizar deste fato e levar esta nova experiência para a sua casa e o seu trabalho, devendo mudar o comportamento e modificando o dia a dia seja em casa ou no ambiente de trabalho. Muitas empresas já tem um trabalho que pensa no futuro, elas investem dinheiro, para que as próximas produções não sejam tão nocivas ao nosso ecossistema.

A preocupação das pessoas é exatamente o contrario do que foi comentado pouco mais acima. As pessoas estão se preocupando em tentar conservar ao máximo o Meio Ambiente, para que seus filhos, netos, e outros descendentes, tenham um futuro mais saudável.
  • Como devemos investir para melhorar o meio ambiente?

O primeiro passo a ser feito é mudar como se pensa, o segundo é investir mais nos jovens porque, definitivamente, eles são o futuro de todos os países do mundo, sem eles um país não pode sonhar em ter um futuro.

Deve-se dar novas oportunidade, abrir os horizontes, aumentar as fronteiras, e dar total liberdade para que eles possam ter acesso a todo e qualquer tipo de informação, além de dar, é claro, uma educação de ótima qualidade e uma boa formação específica.
  • Quais problemas o Meio Ambiente enfrenta?

Está muito claro que estamos enfrentando sérios problemas com a água. A água está cada dia mais escassa, e quando falamos em água apropriada para o consumo humano este número cai ainda mais. Além da poluição que nós humanos estamos cometendo, ainda temos a ajuda do Efeito Estufa, aquele que ajuda a evaporar mais rapidamente a água presente em solo terrestre.

Não podemos deixar de falar nas nossas florestas que vem sendo devastadas a cada dia, pela ganância das pessoas que desejam transformá-las em pasto para os bois, ou para vender as madeiras nobres. Enfim, motivos não faltam para que o homem explore as árvores.

Também não podemos esquecer do problema que enfrentamos na camada de ozônio, que a biodiversidade de animais que se encontravam em todo o planeta Terra está sendo devastada pela a ação indiscriminada dos homens. Uma das graves consequências é que esta diversidade que tínhamos, vai diminuindo e os problemas estão apenas aumentando.
  • Como defender o Meio Ambiente

Não é necessário fazer muito esforço, para que possamos defender o Meio Ambiente, o ideal é ter alguém influente no meio, para que este possa das as direções corretas a serem tomadas, um profissional como este, sabe como ajudar a construir um futuro melhor, ajudando a equilibrar as futuras gerações.

As atitudes devem ser apenas indicadas por este profissional, não espere que ele faça por você, dê o exemplo para os seus filhos e seus netos, para que eles possam usar o Meio Ambiente assim como você utilizou um dia. Algumas atitudes simples, como economizar água, devem ser feitas constantemente, deve-se evitar tomar banhos muito longos, lavar calçada e carro, assim evita-se o desperdício de água.

Mas a ação de sustentabilidade que melhor ajuda a salvar o Meio Ambiente é o fato de reciclar lixo, o simples fato de não ir tudo para um aterro, e ser reaproveitado em algo lindo, devemos separar papel, do plastico, do vidro, do metal, do lixo orgânico. Pronto desta forma você já consegue fazer sua parte, pelo meu ambiente.

©Viveiro Renascer 2017; Todos Direitos Reservados

Comentários

0/0 Comentários/Comentários