Plantas Suculentas

Para quem quer começar um jardim em casa e tem dúvidas de qual deve ser o primeiro passo, uma boa ideia é cultivar suculentas. Por serem originárias de lugares secos e desérticos, essas plantas armazenam água em grandes quantidades, seja nas raízes, no talo ou nas folhas, o que as torna mais resistentes e não exigem dedicação em tempo integral.

Os cactos são os tipos mais comuns, mas existem outras espécies bem conhecidas, como a aloe vera (também conhecida como babosa) que é lembrada por ter folhas grossas. Existem mais de 100 variedades de suculentas no Brasil e mais de 22 mil espalhadas pelo mundo, em diversas cores e formatos.
+ O Cuidado com Cactos
As suculentas podem ficar dias sem serem regadas e são menos frágeis ao calor. Por essa razão, são ótimas para se ter em casa, mesmo por quem ainda não adquiriu o hábito de cuidar de plantas ou passa muito tempo fora.

Embora também tenham suas peculiaridades, as suculentas são perfeitas para decorar ambientes e, seguindo algumas recomendações. Siga as dicas do Viveiro Renascer e se dê bem com o cultivo dessas plantas:
  • Mais sol, menos sombra

Por serem originárias de áreas desérticas ou com escassez de água, as suculentas gostam de sol e ambientes secos. O ideal é que as plantas fiquem pelo menos 3 horas expostas ao sol, preferencialmente pela manhã. Elas podem ser colocadas em ambientes internos para decoração, mas devem ficar preferencialmente ao sol.
+ Cacto Gigante
Como todas as variedades de suculentas devem ficar preferencialmente expostas ao sol, o ideal é cultivá-las em locais abertos. A melhor opção é que fiquem fora de casa, em varandas e sacadas ou ainda áreas abertas. Um grande erro no cultivo de suculentas é deixar os vasos em banheiros, que dificilmente recebem luz adequada. 
  • Água na medida certa

As suculentas não exigem água com tanta frequência. Se as plantas estiverem em locais cobertos, regas semanais são suficientes para garantir sua beleza. A dica é observar as folhas. Se começarem a ficar enrugadas e murchas, é falta de água. Já se as folhas da base começarem a ficar moles e translúcidas como gelatina, é excesso.
  • Poda e disposição

As suculentas não precisam ser podadas, apenas se houver o interesse em que elas se propaguem (as folhas são usadas como muda). Outra dica para garantir a saúde da planta é rodear o vazo de pedras, que ajudam na drenagem da água, evitam o acúmulo que é prejudicial às raízes e causam apodrecimento. Sempre é bom uma cobertura com pedriscos, que evitam o aparecimento de ervas daninhas e mantém a umidade superficial.
  • Fertilizantes

Suculentas criadas em casa não necessitam de fertilizantes. No entanto,  os vasos devem ter o substrato ou terra comum trocados regularmente quando os pelos absorventes das raízes não conseguirem mais captar nutrientes do substrato. Isso ajuda no crescimento e no vigor das plantas.
  • Doenças comuns

Como todas as outras plantas, as suculentas podem ter doenças e ser atacadas por pragas. Caramujos, lesmas e fungos podem aparecer eventualmente. Isso acontece quando as suculentas não estão nas condições adequadas ao seu desenvolvimento, principalmente substrato inadequado e umidade em excesso. Em tempo: a falta de luz solar, excesso de água e a dosagem errada de substrato são os principais inimigos do cultivo de suculentas. Quando a planta não está na condição correta, sua imunidade cai e fica suscetível ao aparecimento de pragas e doenças.

©Viveiro Renascer 2017; Todos Direitos Reservados

Comentários

0/0 Comentários/Comentários