Horta funcional no apartamento


Trazer mais verde para dentro de casa dá vida, frescor e alegria para o lar, já que a cor quebra o peso de ambientes mais escuros. Uma planta pode ficar no chão, no balcão da cozinha ou até na mesa do centro da sala, contanto que receba a quantidade necessária de luz.

Mas e quando falamos em mini hortas urbanas? Elas são uma ótima forma de melhorar também os seus hábitos alimentares, já que temperos e ervas frescas ficam ao alcance.

A grande dificuldade para um horta ser viável em um apartamento sem dúvida é o espaço, mas trouxemos algumas ideias, que não são novidades mas te ajudar muito. Vale usar a criatividade com os materiais para ter diversos tipos de hortaliças como manjericão, cebolinha, salsinha, hortelã, erva-doce, alecrim. Além de fazer muito bem o contato com a terra, uma horta traz aos apartamentos urbanos sensação de leveza e um toque de vida que é sempre bem vindo, confira:

  • Latas


O que fazer com as latas que não utilizamos mais? Muita coisa. Solte a criatividade e use diversas para acomodar os temperos ou ainda guardar utensílios de cozinha como colheres e mexedores. Vale encapá-las com materiais de artesanato ou pintar em minutos utilizando tinta spray. As utilidades de latas vazias vão muito além da conservação do produto, muitas delas podem ser utilitárias na cozinha.

  • Canecas e xícaras


As canecas e xícaras também se transformam em ótimos pequenos vasos e dão charme para o balcão da cozinha, por exemplo. Elas podem ser penduradas, decorar uma mesa ou estante.

  • Garrafas PET


É a maneira mais incrível de se ter uma horta em casa, a reciclagem ou reutilização das toneladas de garrafas PET é essencial para a manutenção da vida no planeta. Com elas, conseguimos fazer instalações, pendurar as plantas na chuva, cultivar diversos tipos de ervas de uma só vez.

  • Vasos


Além do uso comum, os vasos são apropriados para quem pensa em criar uma horta vertical. Eles podem ser colocados na parede ou ainda fazer parte de estantes e escadas bacanas colocadas na varanda.


  • Caixas


Caixas de vinhos descartadas ou os famosos pallets dão um suporte legal para mini canteiros. Eles podem ser colocados tanto na horizontal quanto no vertical, e por serem maiores, nos permitem plantar verduras e legumes como alface, rúcula e outras verduras.

Após a montagem da horta verde, é necessário ter alguns cuidados: É indicado um local ensolarado e, claro, disposição. O ideal é um local que receba cerca de 3 a 4 horas de sol por dia. É preciso também verificar o manejo correto de cada planta e fazer combinações que funcionam, pois há espécies que precisam de mais sol e outras de mais sombra. Uma outra dica é usar palitos de picolé ou plaquinhas com o nome das plantas para facilitar a identificação.

A reciclagem, ou reutilização de materiais como PET, caixotes, latas e embalagens é essencial para a manutenção da vida. A criatividade pode surpreender com a transformação de coisas "inúteis" em obras de arte.

Comentários

0/0 Comentários/Comentários