Rolando no #ViveiroRenascer

Horta funcional no apartamento


Trazer mais verde para dentro de casa mesmo quando é possível ter um jardim nos dá vida, frescor e alegria, já que a cor quebra o peso de tons mais escuros. Uma planta pode ficar no chão, no balcão da cozinha ou até na mesa do centro da sala.

Mas e quando falamos em mini hortas urbanas? Elas são uma ótima forma de melhorar também os seus hábitos alimentares, já que temperos e ervas frescas fiacam ao alcance.

A grande dificuldade para um horta ser viável em um apartamento sem dúvida é o espaço, mas trouxemos algumas ideias, que não são novidades e ainda assim podem te ajudar muito. Vale usar a criatividade com os materiais e ter diversos tipos de hortaliças como manjericão, cebolinha, salsinha, hortelã, erva-doce, alecrim. Além de fazer muito bem o contato com a terra, uma horta traz aos apartamentos urbanos sensação de leveza e um toque de vida que é sempre bem vindo, confira:

  • Latas


O que fazer com as latas que não utilizamos mais? Muita coisa. Solte a criatividade e use diversas para acomodar os temperos ou ainda guardar utensílios de cozinha como colheres e mexedores. Vale encapá-las com materiais de artesanato. As utilidades de latas vazias vão muito além da conservação do produto, muitas delas podem ser utilitárias na cozinha.
  • Canecas e xícaras

As canecas e xícaras também se transformam em ótimos pequenos vasos e dão charme para o balcão da cozinha, por exemplo. Elas podem ser penduradas, decorar uma mesa ou estante.
  • Garrafas PET

É a maneira mais incrível de se ter uma horta em casa, a reciclagem ou reutilização das toneladas de PET's é essencial para a manutenção da vida no planeta. Com elas, conseguimos fazer instalações, pendurar as plantas na chuva, cultivar diversos tipos de ervas de uma só vez.
  • Vasos

Além do uso comum, os vasos são apropriados para quem pensa em criar uma horta vertical. Eles podem ser colocados na parede ou ainda fazer parte de estantes e escadas bacanas colocadas na varanda.

  • Caixas

Caixas de vinhos descartadas ou os famosos pallets dão um suporte legal para mini canteiros. Eles podem ser colocados tanto na horizontal quanto no vertical, e por serem maiores, nos permitem plantar verduras e legumes como alface, rúcula e outras verduras.

Após a montagem da horta verde, é necessário ter alguns cuidados: É indicado um local ensolarado e, claro, disposição. O ideal é um local que receba cerca de 3 a 4 horas de sol por dia. É preciso também verificar o manejo correto de cada planta e fazer combinações que funcionam, pois há espécies que precisam de mais sol e outras de mais sombra. Uma outra dica é usar palitos de picolé ou plaquinhas com o nome das plantas para facilitar a identificação.

A reciclagem, ou reutilização de materiais como PET, caixotes, latas e embalagens é essencial para a manutenção da vida. A criatividade pode surpreender com a transformação de coisas "inúteis" em obras de arte.

Fique ligado no Site Viveiro Renascer e em nossas redes sociais @viveirorenascer (Twitter), @viveirorenascer (Instagram) e @viveirorenascer (Facebook) para ficar por dentro de tudo que rola sobre meio ambiente e natureza.

©Viveiro Renascer 2017; Todos Direitos Reservados