Jardim Vertical

O jardim vertical, também conhecido como jardim suspenso, é a opção perfeita para quem quer colocar a jardinagem e o paisagismo em outro nível, literalmente. Seja no seu jardim de inverno (cômodo da casa, geralmente interno, destinado exclusivamente a jardinagem) ou na sacada do seu apartamento, para plantar ervas, temperos ou suculentas, os jardins verticais são a escolha perfeita para quem não dispõe de espaço mas também não quer deixar o contato com a natureza de lado.

O conceito é simples: utilizar um espaço que geralmente não é utilizado. Você pode criar jardins suspensos onde quiser, ocupam pouco espaço e dão uma beleza natural sem igual. Na sala, sacada de apartamento, varanda, corredor, cozinha, quintal, você escolhe.

  • Vários tipos de plantas


Alguns são verdadeiras obras de arte, mas não desanime, é questão de tempo e prática para chegar a resultados ainda melhores. Quem tem plantas em casa, sabe da diferença na qualidade de vida que este contato com elas proporciona.

O jardim vertical, nada mais é do que um jardim que é fixado no sentido vertical em muros, ou suspenso por suportes instalados na vertical, podendo criar painéis verdes com plantas de diversas espécies, ou ainda plantas suspensas verticalmente em suportes espaçados, sem que haja a percepção de uma unidade entre as mesmas.

  • Com itens reutilizados


Atualmente os jardins verticais estão sendo muito utilizados em grandes construções, fachadas de edifícios com propostas sustentáveis, pois o painel verde cria um isolamento acústico e térmico natural, além de servir também para o controle da iluminação natural que incide sobre as fachadas dos edifícios.

  • Simples painel


Como o jardim vertical pode ser instalado na parte interna ou externa preciso saber escolher bem as espécies de plantas para esse tipo de jardim, os locais devem receber iluminação, mesmo que indireta, e as espécies tem que estar de acordo com o local de instalação do jardim.

Ou seja, jardins expostos ao sol devem ter espécies que são cultivadas a sol pleno, já na área interna as espécies escolhidas devem ser de sombra.

  • Um espaço de bem estar


É possível cultivar praticamente qualquer espécie de plantas e até de árvores em jardins verticais, contanto que as raízes tenham espaço para se desenvolver no suporte utilizado e que o suporte aguente o peso total contando com a terra úmida.

Aqui apresentamos somente algumas das várias formas de jardim vertical, use sua imaginação e faça o jardim de seu jeito. Ou ainda, compre os vários tipos de jardins verticais, aqui no site inclusive temos o Livi Pot, um moderno vaso que se gruda em uma vidraça ou superfície lisa, dá espaço para uma pequena planta e possui um design incrível. Nossas ideias podem até ter ajudado, mas vá mais, use sua imaginação! 

Comentários

0/0 Comentários/Comentários