A importância das borboletas na natureza

A borboleta é um inseto com muita diversidade, pois existem espécies de cores, tamanhos e formas variadas. Ao redor do mundo, existem mais de 28 mil espécies de borboleta, sendo que cerca de 80% vive em regiões tropicais. As borboletas desempenham um importante papel nos ecossistemas atuando como polinizadoras, fonte de alimento e como indicadoras do bem-estar.

  • Polinização


Embora não tão eficientes quanto as abelhas, as borboletas têm um papel fundamental polinizando as flores que se abrem durante o dia. Borboletas costumam escolher flores grandes e coloridas, que possuem uma plataforma de pouso (labelo). Elas capturam o pólen em suas pernas longas e finas enquanto coletam o néctar da flor.

  • Estado do ecossistema


As borboletas têm um ciclo de vida anual (transformando-se de ovo a adulto em um ano) e necessitam que as mesmas condições estejam presentes todos os anos para os novos ovos amadurecerem. Isso faz das borboletas extremamente sensíveis às mudanças climáticas, como a poluição ou perda do habitat, o que faz com que elas sejam mais responsivas que pássaros, plantas e outras espécies com ciclos de vida maiores. Portanto, a abundância de borboletas indica, geralmente, que o ecossistema está saudável.

  • Migração


Muitas espécies de borboletas, como a Monarca e a Bela-dama, migram longas distâncias, podendo chegar a 4.800 km. Essa migração possibilita a polinização em grande escala e também aumenta o interesse humano nessas espécies.

  • Presas


Borboletas são uma ótima fonte de alimento para predadores, como pássaros e ratos. Algumas espécies de borboletas, como a Monarca, são tóxicas, o que serve como mecanismo de defesa e são perigosas para alguns predadores.

  • Restauração



Borboletas contribuem para a restauração de um ecossistema, pois fornecem uma fonte de alimento e a atividade de polinização. Um aumento na população de borboletas pode indicar uma ampliação na diversidade de plantas e outros grupos polinizadores nas áreas restauradas.

Das diversas contribuições que as borboletas fazem ao meio ambiente, talvez a mais importante seja a polinização, ainda mais com a diminuição drástica na população de abelhas dos últimos anos. Cuidar dos lugares onde elas podem ficar protegidas é fundamental, plante flores que produzam bastante pólen, como flores do campo, normalmente flores com cor forte e tamanho maior. No Viveiro Renascer as borboletas são vistas com facilidade, uma delas registramos em vídeo, que está no canal:

Comentários

0/0 Comentários/Comentários