Como montar uma árvore de natal impecável


A árvore de Natal é um dos itens mais importantes na decoração natalina. Além de imponente, é a estrela da noite de Natal, onde os presentes são deixados.

Diante de tamanha importância, é preciso que a árvore seja montada de maneira uniforme e com bom gosto. Se todos os passos forem dados de maneira correta, será difícil achar alguém que resista aos encantos da sua casa nessa época. 

Árvore separada, pisca-piscas a postos, bolinhas coloridas, presentes devidamente embrulhados e, claro, aquele laço para arrematar a produção em grande estilo. Mas, por onde começar? Onde colocar cada item?  

Especialista no assunto, Sylvia Dale, filha de Cecilia Dale, proprietária de uma das maiores lojas de itens natalinos de São Paulo, ensina as etapas da montagem e dá dicas para evitar problemas. 

Escolha da árvore

Muitas pessoas optam por decorar um pinheiro natural, mas essa não é a escolha correta. Além de matar uma árvore por ano, ela não dura muito, vai amarelando e perdendo suas folhas. Quando os enfeites são colocados em um pinheiro natural, ele fica desequilibrado e torto.

Por isso, a melhor escolha é sempre um pinheiro artificial. Por ter os galhos aramados, ele suporta o peso dos enfeites e fica equilibrado. Ele pode ser usado várias vezes; um pinheiro artificial pode durar até 30 anos.

Forrar o chão

Antes de começar o trabalho de decoração, é fundamental forrar os pés da árvore com pedaços de feltro. Essa medida evita riscos no piso de casa. 

Passo a passo da decoração

1º Se a árvore ficou guardada o ano inteiro, não se esqueça de abrir cada galho.


É importante desamassá-los para que fiquem simétricos e, dessa forma, evitar os possíveis buracos na composição.

Comece a decoração pelos pisca-piscas, já acesos. Coloque-os de baixo para cima, sempre enrolando nas pontas dos galhos, dessa forma as luzes realçam os enfeites.


Disponha as luzes de cima para baixo em forma de zigue-zague. Acenda o pisca-pisca para enxergar os buracos que deverão ser preenchidos com os enfeites.

3º É hora dos laços. Eles devem ser colocados de maneira triangular, com a mesma distância entre um e outro, de modo a formar losangos. A árvore começa a ficar simétrica. 


Em seguida, distribua os laços. Não se esqueça de manter a mesma distância entre cada um. Amarre-os nos galhos para evitar que caiam no futuro.

4º As bolas devem ser colocadas embaixo dos laços.


Coloque as bolinhas embaixo dos laços. O efeito é especial e evita o aparecimento de espaços vazios.

 Hora dos enfeites grandes. Nesse momento, deixe a criatividade tomar conta. É possível colocar papais-noel, duendes, bonecos de neve e os tradicionais presentinhos.


Espalhe os enfeites para que os espaços sejam preenchidos de forma uniforme.

6º A árvore já está quase pronta. Afaste-se dela e procure os buracos vazios.

7º Preencha esses buracos com os enfeites menores.


Varie os enfeites. Mas sempre prenda-os bem aos galhos.

 Acrescente ramos entre os galhos, eles trarão mais leveza e naturalidade para sua árvore de Natal.


Já viu? Bebê foi colocado sob a árvore de Natal como presente para suas irmãs.

Comentários