Verão 2017


O verão começa oficialmente hoje, 21 de dezembro, às 14h28 (horário brasileiro de verão) e vai até 20 de março de 2018, às 13h15. É uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após a primavera e antes do outono.

É uma época em que ocorre o calor intenso e as chuvas de fim de tarde. Portanto, é um período em que a natureza ainda bela, presenteia o ser humano com muito sol e calor, rendendo bons banhos de praia, além de aventura garantida sem o frio rigoroso do inverno de algumas regiões do Brasil. 

Segundo Expedito Rebello, em entrevista ao G1, "A principal característica desse verão é o fenômeno La Niña, que deixa as águas mais frias no Pacífico Sul, até março. Essas águas mais frias geram circulações na América do Sul". Rebello, que é coordenador no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda diz que o fenômeno irá influenciar várias regiões da Brasil, aumentando a ocorrência de chuvas durante a estação. 

Hoje, quinta-feira, marca também o solstício de verão, o dia mais longo do ano para quem está abaixo da Linha do Equador. Neste horário, ocorre a menor sombra do ano no Hemisfério Sul, porque o sol atinge sua maior declinação em relação à linha do Equador.

Comentários