Árvores | Araucária


Conheça a Araucária, árvore símbolo do Sul Brasileiro.

Araucária, ou pinheiro-do-paraná, pinheiro-brasileiro, pinheiro-branco, pinheiro-chorão, curiúva, pinheiro-elegante, pinheiro-de-ponta-branca, pinheiro-preto, pinheiro-rajado, pinheiro-são-josé, pinheiro-macaco, pinheiro-caiová, pinheiro-das-missões, é uma árvore que caracteriza a paisagem do sul do Paraná e Santa Catarina.

Primitivamente ocupava uma área de 73.780 km² dentro do Paraná, e no total mais de 200 mil km² pelo Brasil, atualmente resta apenas uma área de aproximadamente 1,3% estando a espécie ameaçada de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) devido a exploração indiscriminada de que vem sofrendo. 


Conhecido por sua magnitude e porte elegante, o pinheiro cujo nome cientifico é Araucaria angustifolia, é a árvore símbolo do estado do Paraná, com 20 a 40 metros de altura e 1 a 2 metros de diâmetro de tronco cilíndrico, raramente bifurcado. A partir de março começa o amadurecimento das pinhas, cujos pinhões são apreciados pelo homem, servindo também de alimento para inúmeros animais como gralhas, esquilos, ouriços, pacas, entre outros.

Sua origem provém de mais de 200 milhões de anos, quando sua população se espalhava pelo Nordeste brasileiro. Sua forma é única na paisagem brasileira, parecendo uma taça ou umbela. 

Coluna Árvores no Portal Viveiro Renascer, toda a semana um guia completo sobre as principais árvores da natureza.

Comentários