Rolando no #ViveiroRenascer

Como criar adubo orgânico com borra de café para orquídeas


Aprenda a cuidar de suas orquídeas de uma forma alternativa e orgânica

Hoje existem vários tipos de adubo orgânico para orquídeas e acaba ficando difícil escolher o melhor adubo para sua planta.

Abaixo você encontrará uma dica muito valiosa, a receita de um adubo com borra de café. Um prato cheio para você que não tem muita experiência sobre como cuidar de orquídeas, pois o adubo de café, é muito rico em nitrogênio e carbono.

O carbono é um macronutriente responsável pelo desenvolvimento das plantas. Já o nitrogênio ajuda na coloração da clorofila que nada mais é do que a pigmentação verde das plantas e também auxilia no processo da fotossíntese. Em alguns casos, o amarelamento das folhas da orquídea é devido a falta de nitrogênio.

Adubo orgânico para orquídeas com borra de café

O café é algo que todas as pessoas possuem em casa, até porque é uma bebida tradicional no mundo todo, e é claro que: Ao passar o café, você joga fora a borra por ela não ter mais utilidade. Porém, ela pode ser usada para trazer mais harmonia ao seu jardim com várias espécies de flores, as deixando mais elegantes e exuberantes!

Quando você for passar o seu café, guarde a borra, para criar adubo orgânico para orquídeas. Você pode tanto utilizar esse adubo em suas orquídeas, como também, vender o adubo para orquidários e faturar um dinheiro extra.

Bom, mas vamos para a receita:

1. Para cada 1 litro de água, 3 colheres de chá grande de borra de café;

2. Guarde a porção dentro de uma garrafa pet para que possa fermentar;

3. Quando guardar a porção dentro da garrafa pet fure a tampa da garrafa Pet. Caso você não fure a tampa da garrafa, conforme a porção vai fermentando, o gás da fermentação pode estourar a garrafa, por essa razão, fure a tampa para que o gás saia e evite acidentes;

4. Após a porção estiver pronta, dentro da garrafa e com a tampa furada: Guarde a porção em um lugar escuro totalmente longe de iluminação e com a temperatura ambiente. Geralmente embaixo da pia, ou algo do tipo, mas nunca dentro da geladeira;

5. Após guardada a garrafa, deixe fermentar por 5 dias no local ideal já citado acima. Depois de 5 dias de fermentação, o seu adubo está pronto para uso.

Agora que você tem o adubo pronto, seguem dicas de modo de uso:

O adubo orgânico para orquídeas feito com borra de café, possui uma validade de dez dias após a sua fermentação. Quando ele estiver pronto, você pode coá-lo com um pano de prato e colocá-lo em um esborrifador para poder esborrifar.

Ao esborrifar o adubo, evite jogar nas folhas ou nas flores, borrife somente no substrato onde a sua orquídea está plantada. O adubo não deve ser usado de forma deliberada, é recomendado aplicar esse adubo orgânico em suas orquídeas um vez a cada dez dias. Porém, como o adubo possui uma validade de dez dias, você deve aplicar a mesma porção apenas duas vezes em suas orquídeas, não é recomendado aplicar após a validade.

Adblock Detectado

Você gosta desse conteúdo? Então nos ajude desativando o Adblock

Você pode desativar o seu adblock só em nosso domínio, ajude-nos a continuar levando conteúdo relevante para você :)

Muito obrigado, Viveiro Renascer

×