Como criar adubo orgânico com borra de café para orquídeas


Hoje existem vários tipos de adubo para orquídeas e acaba ficando difícil escolher o melhor para sua planta. Abaixo você encontrará uma dica muito valiosa, um guia de como fazer um adubo com borra de café.

Um prato cheio para quem não tem muita experiência sobre como cuidar de orquídeas, pois o adubo de café é rico em nitrogênio e carbono. O carbono é um macronutriente responsável pelo desenvolvimento das plantas e o nitrogênio ajuda na coloração da clorofila e no processo da fotossíntese. Em alguns casos, o amarelamento das folhas da orquídea é devido a falta de nitrogênio.

Adubo para orquídeas de borra de café

O café é algo que todas as pessoas possuem em casa, até porque é uma bebida tradicional no mundo todo, e é claro que, ao passar o café, você joga fora a borra por ela não ter mais utilidade. Porém, ela pode ser usada para trazer mais harmonia ao jardim, deixando as plantas mais elegantes e saudáveis.

Quando for passar o seu café, guarde a borra, para criar adubo orgânico para orquídeas. Você pode tanto utilizar esse adubo em orquídeas, como também vender o adubo para orquidários e faturar um dinheiro extra.

Bom, mas vamos para a receita:

1. Para cada 1 litro de água, 3 colheres de chá de borra de café;

2. Guarde a porção dentro de uma garrafa pet para que possa fermentar;

3. Quando guardar a porção dentro da garrafa, fure a tampa, caso isso não seja feito, conforme a porção vai fermentando, o gás da fermentação pode estourar a garrafa;

4. Guarde a porção em um lugar escuro, totalmente livre de iluminação e com a temperatura ambiente. Geralmente dentro da pia, ou algo do tipo, mas não dentro da geladeira;

5. Deixe fermentar por 5 dias, depois disso coe usando um pano, o adubo está pronto para uso.

O adubo produzido possui uma validade de dez dias após a fermentação. É indicado colocá-lo em um borrifador para a aplicação.

Ao borrifar o adubo, evite jogar nas folhas ou nas flores, borrife somente no substrato onde a orquídea está plantada. O adubo não deve ser usado de forma deliberada, é recomendado aplicá-lo nas orquídeas um vez a cada dez dias. Por ter validade limitada, é recomendado fazer novas doses após a segunda aplicação.

Ah, tem gente que não recomenda o uso da borra no solo por causa da sua acidez, mas a verdade é que se for colocada de forma moderada, a sua baixa acidez não vai trazer nenhum desequilíbrio para o solo.

Tente fazer e depois compartilhe os resultados com a gente marcando @viveirorenascer no Instagram!

Comentários