Rolando no #ViveiroRenascer

Árvores | Mamoeiro


Conheça o Mamoeiro, uma das plantas mais comuns nos jardins e pomares.


Mamoeiro, ou papaia, ababaia, é uma planta nativa das regiões tropicais das Américas, provavelmente da região sul do México e regiões adjacentes da América Central. Carica papaya L. é a espécie de fruteira tropical que produz os frutos conhecidos pelos nomes comerciais de mamão papaia.

É uma grande planta arborescente, com um único caule central, frequentemente não ramificado ou apenas ramificado na região terminal, que cresce até aos 5 a 10 m de altura, com folhas arranjadas em espiral confinadas ao topo do tronco e região terminal dos eventuais ramos. A parte inferior do tronco apresenta cicatrizes foliares conspícuas marcando os pontos de inserção de folhas e frutos de anos anteriores. Em geral não ramifica, excepto se o caule principal tiver sido cortado, ou sofrido geadas, caso do inverno Sul Brasileiro.



Os mamões são consumidos in natura, em saladas e sucos. Antes da maturação, a sua casca apresenta um látex leitoso que deve ser retirado antes do consumo. Este látex contém substâncias nocivas às mucosas, sendo usado, inclusive, culinariamente, como amaciante de carnes. Tem um alto teor de papaína, uma enzima proteolítica, que é usada em medicamentos para tratamento de distúrbios gastrointestinais e para reabsorção de hematomas.


Coluna Árvores no Portal Viveiro Renascer, toda a semana um guia completo sobre as principais árvores da natureza.


Adblock Detectado

Você gosta desse conteúdo? Então nos ajude desativando o Adblock

Você pode desativar o seu adblock só em nosso domínio, ajude-nos a continuar levando conteúdo relevante para você :)

Muito obrigado, Viveiro Renascer

×