Os segredos do cultivo do Tomate invertido (Upside down)


Vou te contar uma maneira eficiente e curiosa de se cultivar vegetais. A técnica do cultivo invertido é excelente para centros urbanos, pois cumpre a função de produzir alimentos em pequenos espaços e ainda tem uma forma estética interessante. Em uma pequena sacada, por exemplo, é possível montar o sistema e produzir vegetais.

O tomateiro se adapta perfeitamente a esse tipo de cultivo, produzindo muito bem. Vale lembrar que outras espécies também podem ser cultivadas desta maneira. A técnica "Grow upside down", é muito conhecida fora do Brasil, já existem empresas que vendem vasos e suportes adaptados para o cultivo neste modelo.

Cultivo de tomate invertido (Upside down)

Montagem do recipiente

1) Escolha um recipiente. Ele vai desde uma garrafa pet de 2,5 litros, até vasos, baldes, entre outros, fazendo as devidas adaptações. O tamanho fica a seu critério, mas vale lembrar que em um recipiente muito pequeno o desenvolvimento da planta será prejudicado.

2) Abra um orifício na parte do fundo do recipiente, com diâmetro suficiente para passar a muda que virá na sequência.

3) Coloque uma alça no recipiente, partindo do fundo, logo o orifício aberto ficará na parte superior e a boca do galão ficará para baixo. Escolha um material forte, pois essa alça terá que suportar o peso do recipiente com a terra e a planta, que irá crescer e produzir, aumentando o peso, por um bom tempo. O Cultivo ficará suspenso.


Escolha da Muda

Escolha uma muda vigorosa, com aproximadamente 12cm de altura, mas que consiga passar pela boca do recipiente escolhido. É muito importante que a muda esteja com o torrão, manuseie a muda com cuidado para que o torrão não desmonte. A variedade Tomate Cereja Pendente Yubi é a planta ideal para esse cultivo, mas é facilmente substituível por outras espécies.


Transplante para o Recipiente

Enrole a planta com o torrão em um pano, como se fosse formar um funil, de maneira que fique fechado na base do caule e aberto na parte das raízes. Quando colocada de ponta cabeça no recipiente o pano será uma barreira para que a terra e a muda não caiam. Lembrando que esse pacote muda/pano tem que ter um diâmetro superior ao da boca do galão, para que não passe pelo orifício.


É interessante colocar uma primeira camada de areia. A areia irá funcionar como um filtro, para evitar que a terra/substrato saia do recipiente com a água da irrigação. Assim teremos duas barreiras, antes de colocar a terra, o pano e a areia. 


Complete o recipiente com uma terra rica em nutrientes e matéria orgânica ou utilize um substrato comercial apropriado. Mantenha regas frequentes, cuide para que pragas e doenças não destruam a planta, pendure o sistema onde tenha luz solar por no mínimo quatro horas/ dia. Espere a Planta crescer e produzir! 


Dica extra

Se a garrafa utilizada for transparente é melhor pintá-la ou envolvê-la de algum material que não deixe a luz do sol incidir nas raízes. 

Comentários