Como cuidar das plantas carnívoras para que elas fiquem lindas e saudáveis

As plantas carnívoras (ou insetívoras) são plantas que conseguem atrair animais, incluindo insetos, aracnídeos e até répteis, anfíbios e aves, capturar, digerir e utilizar os nutrientes das presas. Existem quatro famílias principais de carnívoras e são bem distintas umas das outras: Nepenthaceae, Sarraceniaceae, Droseraceae e Lentibulariaceae. Apesar de muita gente perder suas plantas carnívoras pela morte, o manejo delas é uma "receita", vamos aprender?

Pra início de conversa, elas gostam de bastante sol e água. As carnívoras têm origem de ambientes pantanosos, portanto o substrato deve ser mantido sempre úmido, ao ponto de encharcado, ao contrário do que se faz com as suculentas, que precisam ter menos água possível disponível no solo.

Para manter a quantidade necessária de água no solo, em baixo do vasinho é indicado deixar um pote com água, aproximadamente 2 dedos de altura. O pote não pode ser muito pequeno a fim de evitar que esquente com facilidade no sol.

As carnívoras na verdade, vivem da fotossíntese, insetos é um extra. A planta tem a capacidade de atrair os animais sozinha, mas se quiser dar insetos vivos, não é indicado dar formigas pois envenenam a armadilha com seu ácido, ocasionando a morte da armadilha (não da planta toda). 

A carnívora não morre no inverno, é necessário manter os mesmos cuidados, deixando-a sempre fora de casa. O que acontece no início do inverno é a dormência, fica pequena e feinha, mantenha apenas os mesmos cuidados que no final de inverno a planta começa a crescer novamente, se divide e cria novas mudas.

A haste floral é para gerar sementes, porém, é indicado cortar a haste porque ela tira bastante energia da planta, que pode até morrer. Nada impede o cultivo por meio de sementes, mas é demorado, já que a planta pode demorar mais de 2 anos para ficar com um tamanho legal.

Quanto ao substrato, não é indicado colocar solo comum e sim turfa da Letônia, a que existe no Brasil é com o pH corrigido, sendo imprópria para a planta.

Sendo ela uma planta ácida, não se deve colocar adubo e nenhum tipo de vitamina para plantas. Terra deixará a planta amarelada, ocasionando até a morte, vitaminas e minerais queimam as raízes.

Pronto, é só seguir as recomendações que sua planta vai ficar linda e saudável, como a nossa. A planta carnívora nossa é uma Dioneia típica, ao lado nasceram duas Drosera Burmannii. Veja algumas fotos das carnívoras (Foto: Marcos Snigura/Viveiro Renascer):


Comentários

0/0 Comentários/Comentários