Rolando no #ViveiroRenascer

Dia da Árvore 2017


No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore no Brasil. Essa data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da riqueza natural e foi escolhida por estar próxima ao início da primavera, que começa no dia 22 de setembro.

As árvores são plantas lenhosas de grande porte que, normalmente, apresentam um único tronco e ramos que formam uma copa. Quando se observa a paisagem, espécies com esse hábito são dominantes, além de serem as que possuem maior tempo de vida.

Assim como todas as plantas, as árvores possuem papel essencial na produção de oxigênio. Por meio da fotossíntese, vegetais, algas e algumas bactérias são capazes de transformar a energia luminosa em química e fixar o carbono em compostos orgânicos. Durante esse processo, oxigênio é liberado para o meio.

Além da fotossíntese, as árvores exercem diversos outros papéis ecológicos. As espécies arbóreas, por exemplo, evitam a erosão e melhoram a umidade relativa do ar por intermédio da evapotranspiração. Também servem de moradia para várias espécies de animais, além de fornecerem alimento para uma grande quantidade de organismos vivos, incluindo o homem.

Os benefícios não acabam por aí, pois as árvores também ajudam a diminuir a temperatura do ambiente e fornecem sombra para os nossos momentos de descanso e de outros animais. Além disso tudo, são responsáveis por um toque de beleza nas paisagens naturais e até mesmo nas cidades.

Economicamente, as árvores também possuem importância. É por meio desse tipo de vegetal que provém a madeira para construção de móveis e de casas e também a celulose, que apresenta papel fundamental na fabricação de papel. Também existem espécies que apresentam compostos que podem ser usados na indústria farmacêutica para a produção de medicamentos.


Sem as plantas arbóreas, teríamos dias mais quentes, com umidade cada vez menor, além de perdemos os nossos locais de sombra. Também enfrentaríamos a erosão do solo e a diminuição de outras espécies de plantas e animais que dependem diretamente das árvores. Além disso, teríamos impactos econômicos, uma vez que as árvores são utilizadas em diferentes indústrias.

Assim sendo, é fundamental que as árvores sejam preservadas e que campanhas de reflorestamento e educação ambiental sejam incentivadas. Proteger o meio ambiente é papel de toda a sociedade e é fundamental que cada um faça sua parte para que as próximas gerações consigam viver em um planeta seguro. No dia 21 de março, também comemora-se o Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

No sul do Brasil o cuidado com árvores se torna ainda mais importante, relevo acidentado e espécies características a torna ainda mais especial. Uma árvore que é marca registrada do sul é a araucária, sofre risco de extinção em médio prazo. Muito pelo período de colonização vindo da Europa que devastou áreas para uso agrícola. Mesmo as araucárias terem diminuído em número de árvores, hoje muitas áreas agrícolas retornam as condições naturais pelo fato de não compensarem ao uso agropecuário. Alguns projetos já foram lançados para repovoar o sul de pinheiros. 

#CultivandoOFuturo: Plante e adote uma árvore!

Fique ligado no Site Viveiro Renascer e em nossas redes sociais @viveirorenascer (Twitter), @viveirorenascer (Instagram) e @viveirorenascer (Facebook) para ficar por dentro de tudo que rola sobre meio ambiente e natureza.

©Viveiro Renascer 2017; Todos Direitos Reservados